terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dia de Rock Baby : Momento Música


Olá galera, tudo bem com vocês? Bem hoje aqui no blog é dia de Rock baby, ai você pergunta: E o que rock tem haver com Revolução Industrial? Eu te respondo:tudooo.




Sabemos que o rock é conhecido pelo seu caráter contestatório, uma forma de protesto, e o que hoje vamos falar de uma das melhores bandas de rock nacional a Lendária Legião Urbana, uma banda popular de rock, nascida nos anos 80 e que mesmo depois do fim, deixou lembranças até o dia de hoje, agora vamos ao ponto, a banda em suas composições faziam bastante criticas ao sistema ao todo e a música “Fábrica” faz uma critica a Revolução industrial, vamos analisar primeiro a letra da música, e depois vamos explicar oque tem haver com a Revolução Industrial:




Fábrica
Legião Urbana

Nosso dia vai chegar,
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que lhe peço -
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão.

Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.

De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?

O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo,
Que venha o fogo então.

Esse ar deixou minha vista cansada,
Nada demais.

Bem como já falamos a letra faz critica a revolução industrial, porquê com a revolução a população se desenvolveu mais rápido formando os métodos de produção dos produtos mais eficientes com melhor qualidade e a produção mais rápida com isso barateando o valor estimulando o aumento da procura. Por isso na música tem um trecho “Eu quero um trabalho honesto, em vez de escravidão” porquê a mão de obra barateada, eles trabalhavam muito e não eram recompensados de maneira adequada, recebiam míseros que malmente daria pra sustentar a família .Por outro lado ocorreu o aumento desempregos, devido a máquinas substituírem a mão de obra humana, o aumento da poluição sonora, o exdadoto rural e o crescimento desordenado das cidades trouxeram consequências nocivas para cidade. E o trecho “Quem guarda os portões da fábrica?” esta querendo dizer que as máquinas tem sua importância, mas não pode tomar todo o espaço do ser humano, que também tem sua importância para a fábrica. E também gerar empregos tornou se desafio, as maquinas exigem cada vez mais dos profissional qualificação, habilidades e as empresas buscam profissionais aptos para exercerem cargos exigidos.

Querem mais dicas de músicas que falam sobre Revolução Industrial? Aqui vão mais duas que explicam direito esse fato:

- Capitão da indústria - Paralamas do Sucesso
- Admirável Chip Novo - Pitty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário